DESTINO ACRE

Praça da Revolução - Centro Histórico de Rio Branco

Oi pessoal, tudo bem? Eu sou a Thaly Figueiredo, nascida e criada no Acre, e tô aqui hoje porque vamos começar nossas viagens pelo Destino Acre.


Isso mesmo! Eu te convido pra turistar pela nossa terrinha, e você vai ficar surpreso com a quantidade de coisas bacanas que tem pra fazer por aqui. Let’s Bora viajar?

O nosso destino hoje é a Praça da Revolução Cel. Plácido de Castro! Nada melhor do que começar essa viagem, aqui mesmo, explorando cada cantinho deste lugar central da capital acreana. Vem cá, me conta, você sabe porque essa praça tem esse nome?


Essa praça foi inaugurada em 1949, antes mesmo do Acre ser oficialmente um estado. A obra integrava o programa de remodelação urbana no País, na época do presidente Rodrigues Alves, e por isso ela foi batizada, primeiramente, com o nome dele.

Na década de 60 a praça foi reformada e ganhou essa estátua, do Coronel Plácido de Castro, o líder da Revolução Acreana, personagem fundamental para que o Acre fosse reconhecido como território brasileiro.

A chegada da estátua marca também o Acre reconhecidamente como Estado Federativo do Brasil, tendo seu primeiro governador acreano eleito, o Governador José Augusto de Araújo. E assim, por causa dela, a praça também passou a se chamar “Praça Plácido de Castro”.

 

Em 2006 a praça foi completamente reformada e sofreu várias alterações arquitetônicas. Entre elas esse piso de pedra portuguesa e granito, que formam um  belíssimo mosaico. O espaço também ganhou um monumento de 12m de altura, em homenagem aos heróis anônimos da revolução Acreana. Os quiosques também foram reformados e ganharam estruturas novas, mas alguns traços originais da praça foram preservados, como o coreto, a escadaria e as antigas árvores.

 

No dia 5 de setembro, dia da Amazônia, a praça  foi entregue para a população, e desde 2006 passou a se chamar Praça da Revolução Cel. Plácido de Castro, como é conhecida até hoje.

Todo acreano tem alguma história com essa praça. Seja as noites de carnaval, encontros românticos, curtir uma programação artística, brincar com a criançada ou aproveitar as gostosuras das comidas típicas aqui nos quiosques.

A história de Rio Branco também pode ser revisitada no entorno da Praça. É aqui que está o prédio da prefeitura. O prédio foi construído em 1937, inicialmente sendo um presídio, devido a proximidade do Comando da Polícia Militar, e depois se tornou um importante hotel, o Hotel Chuí, e somente no início dos anos 90, se tornou a sede da gestão municipal. Até hoje, dizem que os fantasmas dos prisioneiros, ainda assombram este prédio pelo período em que foi a penitenciária, mesmo que tenha sido menos de 10 anos um presídio. 

 

O Colégio Barão do Rio Branco foi construído originalmente em madeira em 1934, com o nome de Escola Normal de Rio Branco. Em 2002, seu nome é alterado de Colégio Estadual Rio Branco – CERB, para Colégio Estadual Barão do Rio Branco – CEBRB, em homenagem a um importante personagem da história do Acre, que em 1903, o então Ministro das Relações Exteriores do Brasil, Barão do Rio Branco, negociou com a Bolívia a assinatura do Tratado de Petrópolis, que incorporou o Acre ao Brasil.

 

Nas imediações da praça da Revolução está a praça do Relógio, que também foi recentemente reformada, e é o local onde é registrado o horário e a temperatura da cidade de Rio Branco. 

Espero que vocês tenham gostado da viagem por este atrativo da cidade de Rio Branco e que pode ser visitado durante nosso city tour histórico pela capital.

 

Compartilhar:

Posts relacionados

A aventura te

aguarda

Quer saber mais? Inscreva-se!